Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

A CETS das Montanhas Mágicas abrange o território dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

4 de dezembro de 2019

Território Montanhas Mágicas distinguido como Destino Turístico Sustentável

Realizou-se no passado dia 2 de dezembro, no Comité das Regiões, em Bruxelas, a cerimónia oficial de entrega de certificados da Carta Europeia de Turismo Sustentável, onde, entre outras Áreas Protegidas e Classificadas da Europa, o território Montanhas Mágicas® foi distinguido como “Destino Turístico Sustentável”.
Esta certificação é um importante reconhecimento do trabalho já desenvolvido pela ADRIMAG e pelos agentes locais, públicos e privados, mas também uma inspiração para que o desenvolvimento turístico sustentável continue a ser uma das grandes prioridades deste território. Para que tal aconteça são fundamentais: o trabalho em rede, a cooperação, a capacitação e certificação dos agentes locais, a inovação, a diferenciação, e o respeito pelos valores naturais e culturais, salvaguardando a sua preservação e conservação.
A CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL (CETS) é uma ferramenta de gestão prática que permite desenvolver o turismo de forma sustentável em Áreas Protegidas e/ou Classificadas.
Conscientes da relevância dos valores naturais e culturais do território Montanhas Mágicas®, que conta com 5 áreas classificadas (4 Sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO), abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, a ADRIMAG, com o apoio dos seus parceiros locais, públicos e privados, apresentou uma candidatura à Federação EUROPARC, em 2013, com o objetivo de ver este território reconhecido como destino turístico sustentável, com base nos princípios e na metodologia de trabalho da CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL.
A candidatura teve por base a elaboração de uma Estratégia e de um Programa de Ação para 5 anos, constituído por um conjunto de projetos/ações, que tinham como principal objetivo desenvolver o turismo de forma sustentável, neste território de 7 municípios.
A referida candidatura foi aprovada e, de 2013 a 2017, diversos projetos/ações foram desenvolvidos, destacando-se, nomeadamente:
- a implementação da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, uma rota de turismo de natureza supramunicipal, promovida pela ADRIMAG, que abrange os 7 municípios do território e que contou com o envolvimento e apoio de todas as Câmaras Municipais (www.rota-ap.pt);
- os “Passadiços do Paiva”, projeto promovido pelo Município de Arouca;
- o Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança, no qual se inclui o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e a Rede de Percursos Pedestres e de BTT, promovidos pelo Município de Cinfães;
- o Plano Editorial e o Plano Virtual das Montanhas Mágicas através dos quais passaram a ser disponibilizadas ao público, ferramentas e conteúdos de promoção do território tais como website (www.montanhasmagicas.pt), páginas nas redes sociais (Facebook, instagram, Twitter, youtube), guias, mapas, brochuras, filmes promocionais, etc;
- a Ecopista do Vouga, projeto promovido pelo Município de Sever do Vouga;
- entre outros.
Em 2018, foi elaborado um Relatório de Autoavaliação do trabalho desenvolvido no período 2013-2017 e, no início de 2019, juntamente com este relatório, foi apresentada à Federação EUROPARC a candidatura de Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável, para o período 2018-2022.
Este processo contou, uma vez mais, com o apoio e participação dos 7 municípios do território, bem como de agentes locais ligados ao setor do turismo, tais como empresas, associações, artesãos, produtores locais, e outras pessoas e instituições que demonstraram interesse em participar nas reuniões temáticas e fóruns realizados.
Em julho de 2019 realizou-se a Visita de Auditoria da Federação EUROPARC às Montanhas Mágicas e, em setembro, a ADRIMAG recebeu notificação de aprovação da candidatura. Em dezembro, realizou-se a cerimónia de entrega dos respetivos certificados, no Comité das Regiões, em Bruxelas.
Um bem-haja a todos os parceiros locais e entidades regionais e nacionais que apoiam e colaboram neste projeto.