Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

A CETS das Montanhas Mágicas abrange o território dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

4 de julho de 2019

Montanhas Mágicas® receberam auditoria da Federação EUROPARC

Decorreu nos dias 2 e 3 de julho, nas Montanhas Mágicas, a visita de auditoria da  Federação EUROPARC, no âmbito da candidatura de Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS).
A CETS é um certificado atribuído pela Federação EUROPARC (orgão representativo das Áreas Protegidas da Europa) a territórios com relevante valor natural, nomeadamente espaços classificados da Rede Natura 2000, que já desenvolvem ou se comprometem a desenvolver o turismo de forma sustentável.
As Montanhas Mágicas, que abrangem as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, são titulares da Carta Europeia de Turismo Sustentável desde novembro de 2013, sendo que, em 2018, foi elaborada a candidatura de reavaliação da mesma, para mais 5 anos.
O novo Programa de Ação propõe a implementação de 37 ações que pretendem ir ao encontro dos princípios da CETS, bem como concretizar os objetivos definidos no âmbito da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável, para o território.
A visita de auditoria teve como propósito fazer uma verificação de como a CETS tem vindo a ser desenvolvida no território, que mais valias tem trazido e quais os principais problemas com que o território se depara no contexto da sua implementação.
Nos 2 dias da visita foram promovidas reuniões com promotores e parceiros dos 7 municípios das Montanhas Mágicas e realizaram-se algumas visitas a locais onde já se desenvolveram, estão a desenvolver e/ou serão desenvolvidas, ações/projetos no âmbito do anterior e do atual Plano de Ação.
Estas visitas tiveram como principal enfoque os vales do Douro, Paiva e Vouga, bem como os produtos locais e biológicos:
Dia 2:
- Reunião com promotores e parceiros envolvidos nas ações do Douro, Paiva e Produtos Locais, na Câmara Municipal de Castelo de Paiva;
-Visita à Casa de Payva, em Castelo de Paiva
- Visita à Zona de Lazer do Choupal e ao Percurso “Viver o Douro”, em Pedorido, Castelo de Paiva
- Visita à Quinta do Pinheiral (produção em modo biológico), em Fornos, Castelo de Paiva
- Visita ao Parque Fluvial do Km10, em Travanca, Cinfães
- Visita à Zona de Recreio e Lazer do Areinho, aos Passadiços do Paiva e ao local onde decorrem os trabalhos de construção da futura Ponte Pedonal Suspensa, sobre o rio Paiva, em Canelas, Arouca.
Dia 3:
- Reunião da Equipa Técnica de Projeto da CETS, na Biblioteca Municipal de Arouca
- Reunião da Comissão de Acompanhamento da CETS, na sede da ADRIMAG, em Arouca
- Visita ao Museu Municipal de Sever do Vouga
- Visita à Aldeia dos Amiais, Aldeia de Portugal, junto ao rio Vouga, em Couto de Esteves, Sever do Vouga
- Visita à Albufeira de Ribeiradio (rio Vouga), no lugar do Barreiro, em Sever do Vouga.
Deixamos um agradecimento especial a todos os parceiros locais que colaboraram com a ADRIMAG na organização desta visita, em particular às Câmaras Municipais de Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Sever do Vouga, e a todos os promotores e parceiros/agentes locais que participaram nas reuniões e nas visitas realizadas.